Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A cor da pele influencia na escolha da fragrância:

Morenas: a pele morena é geralmente mais oleosa e nela as fragrâncias duram mais. Essências orientais costumam ser as favoritas.
Loiras: peles claras se adaptam melhor a criações multi-florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e nela as fragrâncias evaporam facilmente.
Ruivas: têm a pele muito clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes.

Perfumes são otimos para presentes, dicas de como não errar na escolha:

Quando precisamos presentear alguém, seja homem ou mulher de qualquer idade, perfume é uma boa opção, mas como saber qual vai agradar? Gostar ou não de uma fragrância é uma escolha totalmente pessoal. Algumas dicas que vão diminuir as suas chances de errar.
Comece fazendo uma pesquisa. Qual a cor favorita da pessoa, a flor, o cheiro, o estilo, a celebridade? Como é a personalidade dela? É bom prestar atenção ao que ela gosta descobrir o que ela já usou facilita bastante.

• Não escolha um perfume que fica bem em você. As fragrâncias podem ficar bem diferentes na sua pele e na dela.
• Seja discreto. Seria ótimo se você conseguisse levá-la a uma loja de perfumes como quem não quer nada. Testem várias fragrâncias e vá memorizando quais ela aprova ou não.
• Durante uma conversa casual pergunte que tipo de perfume ela gosta ou quais já usou.
• Os críticos dizem que o melhor tipo de perfume para presentear são os frescos, já que eles têm cheiro semelhante a sabonetes e ar fresco.
Sabendo quais tipos de cheiros preferidos, você pode escolher os perfumes de acordo com a família olfativa.

Família olfativa FRUTAL:

Um verdadeiro coquetel natural, os perfumes com notas frutais são resultantes da mistura de pêssegos, morangos, e algumas notas cítricas. Mas, diferente dos cítricos, nessa família predominam as notas mais doces, mantendo sempre muita leveza e frescor.

Família olfativa FRESCO:

Limpo e refrescante, o perfume fresco mistura notas cítricas com notas naturais, como relvas e folhas verdes. Extremamente refrescante, apresenta, geralmente, notas marinhas.

Família olfativa ORIENTAL:

Sofisticados, chiques e elegantes. Os orientais primam pela exuberância de notas quentes e picantes, como baunilha, canela e orquídeas.

Família olfativa FLORAL:

A mais popular família olfativa, resultante da mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais ou especiados.

Família olfativa CITRICO:
Fragrâncias leves e marcantes. Perfeitos para o dia-a-dia, os cítricos marcam presença com notas de laranja, limão, mandarim e algumas notas de madeira. A fragrância ideal para o clima predominantemente quente do Brasil

Família olfativa AROMATICO:
Resultantes de um coquetel de ingredientes, as fragrâncias aromáticas primam pela mistura de aromas cítricos, lavandas e muitas vezes especiarias orientais.

Família olfativa AMADEIRADO:
A mais popular família olfativa, resultante da mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais ou especiados.

A preservação do perfume:

Os perfumes devem ser corretamente armazenados para manter seus aromas intactos. Não deve ser exposto a luz solar e nem ao calor. Eles podem ser mantidos em frascos de alumínio opacos ou também podem ser mantidos em sua embalagem original.
Aparentemente, o perfume é engarrafado para misturar- se com o odor natural para criar uma fragrância distinta para cada personalidade, assim você pode usar um único tipo de perfume para fazer estilo de assinatura perfeito, por um bom tempo, causado um impacto nas pessoas ao seu redor.
Perfumes são fantásticos para presentes, especialmente para as mulheres. Quando estiver sem idéias de como presentear alguém, perfume é sempre a melhor escolha, sendo natal, dia das mães, dia dos namorados, aniversário, você pode estar certos que todos apreciam.

Como usar um perfume:

O perfume de ser aplicado 2 ou 3 vezes ao dia, não se deve esperar que um perfume mantenha se por o dia todo. Na fragrância são usados fixadores para que se mantenham estáveis e a sua retenção na pele o maximo de tempo possível.

• O perfume pode ser aplicado nos pontos de pulsação, no interior dos pulsos e cotovelos, atrás dos joelhos, no pescoço (atrás, ao pé do cabelo) e por debaixo dos lóbulos das orelhas (não atrás da orelha), nas dobras do braço, esses pontos fornecem o calor necessário para a disseminação do aroma.
NÃO esfregue o perfume na pele, porque isso “magoara” o perfume. Espalhe-o na pele e deixe o secar naturalmente, sem lhe tocar.
• Sugere-se que os perfumes sejam usados após o banho e que sejam aplicados diretamente na pele e não na roupa, o conselho de pulverizar o perfume no ar e andar através das gotas foi descoberto ser apenas um mito.
• Se tiver uma pele sensível aos perfumes, espalhe-o num lenço e coloque este na algibeira(bolso no vestuário) ou na mala.
• Não se deve usar o perfume sobre roupa suada Para cobrir mau cheiro, isso faz com que fique intolerável a aproximação.
Perfumes como diz o ditado: foram usados como tributo aos deuses, assim eles devem ser usados quando o corpo estiver limpo.
Deve se variar o perfume de acordo com a estação do ano uma vez que o calor aumenta a intensidade das fragrâncias e o frio diminui. Recomendam-se essências mais leves no verão, com teores cítricos e florais (sobre tudo durante o dia), e outras mais fortes para o inverno, como as orientais e de especiarias.

domingo, 30 de maio de 2010

Tipos de pele:

Experimente perfumes e fragrâncias diferentes para saber qual é mais indicada para as sua pele. A fixação do perfume está diretamente relacionada à oleosidade da pele.
Em peles oleosas a fragrância perdura por mais tempo, isto é por que a pele oleosa tem índice de umidade mais natural que prende a fragrância. Por outro lado a pele seca tem índice de umidade menos natural o que resulta em não poder segurar a fragrância por um período de tempo mais longo, precisa ser reaplicada mais vezes ao dia ou aumentar a quantidade aplicada.
O tipo de pele também altera a evolução das notas, ou seja, um perfume pode apresentar grande variação de uma pessoa para outra. O perfume exala, à medida que sua pele respira. Portanto, quanto maior a sudorese menor será a fixação.
Fatores biológicos também podem afetar o cheiro do perfume, como uma perda significativa de peso ou mudança de dieta causa normalmente alterações. O uso de antibióticos também pode afetar as reações químicas das fragrâncias na pele.

Como escolher o perfume certo:

A química entre o perfume e a nossa pele faz da escolha uma arte ou um desastre. Um perfume que fica excelente em alguém pode não ser o mais indicado para você. Cada pessoa tem sua própria química baseada nos genes, tipo de pele, cor de cabelo, até mesmo no estilo de vida que leva e no ambiente em que vive. Experimente o perfume em sua própria pele para ver como ele reage com a química do seu corpo, lembre-se , mais do que revelar a personalidade, o perfume influencia o estado de espírito de todos nós, ao penetrar pelas narinas, os aromas encontram o sistema límbico, responsável pela memória, sentimentos e emoções.
A melhor coisa a fazer quando for comprar um perfume é certificar-se que está ciente dos seus ingredientes, e ter certeza que está adquirindo um produto de acordo com seu tipo de pele.

sábado, 29 de maio de 2010

Para eleger os melhores perfumes foi realizada uma festa em Madri onde a Academia do Perfume leva em consideração não só a fragrância, como também a embalagem e a campanha na hora de eleger os melhores do ano.

Na categoria feminina quem ganhou foi o CH de Carolina Herrera e na categoria melhor perfume masculino o eleito foi o Allure Homme Sport, da Chanel.

Os benefícios do perfume:

O perfume é um grande aliado para se sentir bem.
Uma fragrância esta relacionada com as emoções e os estado e de espírito.
Muitos psicólogos indicam que os seres humanos começam a armazenar a informação sobre perfumes quando tinham meses de idade, e que os perfumes afetam às reações em relação as pessoas e eventos muito mais que algum outro sentido em uma idade tão tenra, significa que nós escolhemos perfume por uma razão, ou provoca um sentimento de nostalgia ou nos faz sentir de uma determinada maneira. Os ingredientes usados no perfume podem melhorar sua concentração e o seu temperamento.
Ao escolher o perfume, tem uma relevância social, diz algo sobre a pessoa, ajudando a definir sua identidade. A atração por outra pessoa é influenciada pela fragrância invisível conhecida como feromonios, são eles que fazem um perfume cheirar diferente de pessoa para pessoa. Acima de tudo, o perfume deixa a sensação de frescor, atração e de maior confiança, e a confiança é um beneficio definitivo.
O perfume tem um grande poder de influenciar emoções. Você deve usar o perfume que o torna feliz e que o faz sentir-se bem.

Classificação:

A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromatizados diluídos em um solvente; a força do perfume depende basicamente da concentração de matérias primas utilizadas em sua concepção. Para classificar um perfume ou colônia, um interessante aspecto a ser considerado seria o percentual de concentração por volume de óleos essenciais

Perfume (extrato de perfume): a fórmula mais concentrada tem a maior densidade de óleo essencial 25%. (sendo este o mais caro entre os perfumes);
Eau de perfum: com cerca de 15 a 22% de óleo essencial;
Eau de toilette: fica em terceiro entre 8 a 15% de óleo essencial;
Colonge> fica em quarto lugar com 4% de óleo essencial;
• E o Splash:com apenas 1% de óleo essencial.

As fragrâncias classificam–se em:

Cítricos Florais: quando utilizam matéria prima extraída de casca de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também se dominam “frutados”.
Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas têm caráter delicado, sutil e discreto.
Fougère: elaborado a partir de matérias primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de alcoóis, tubérculos e raízes. São muitos utilizados em fragrâncias masculinas.
Chipre Florais: fabricados com matérias primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
Orientais Florais: suas misturas são constituídas das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos, etc.
Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticadas. Possuem certo frescor inicial característico e picante.
Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância hibrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, alem de especiarias como cravo, canela, noz-moscadas e ate mesmo pimenta.

Composição:

A arte de criar um perfume é um segredo; isto faz com que cada frasco de perfume seja único. A composição de um perfume é de significado vital e vem a ser manipulado por um profissional, conhecido como perfumista que usa a fantasia e seu nariz para criar fragrância marcantes, que podem reunir ate 300 matérias primas sendo este capaz de distinguir mais de 3mil cheiros e consegue combina lás em uma quantidade ilimitada de fórmulas. A fixação deve se as notas de base ou de fundo; sendo elas mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de proporcionar difusão mais lenta.
O aroma resultante é explicado em uma metáfora musical de três notas; as chamadas notas altas, que consiste de pequenas moléculas que se evaporam rapidamente, são notas mais leves elaboradas para despertar o interesse, como citrus e ginger scents; as chamadas meias notas, que consistem de moléculas de tamanho médio, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume desaparece sobre a pele, a personalidade do perfume, que expressam a fragrância, são as notas mais incorporadas, como lavanda e rose scents; as chamadas notas básicas, que consistem de moléculas de tamanhos maiores que evaporam lentamente, a qual garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que se definem o cheiro que fica na pele, são notas densas, como madeira e origem animal.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A história do perfume:

A palavra Perfume – tem sua origem do latim “per fume” que tem como significado, através de fumo.
A arte da elaboração do perfume ocorreu no Egito antigo, depois foi melhorado pelos Romanos e Árabes. Eram usados para fazer perfumes, ervas como bergamot, myrtle e outras mais. O processo de extração de óleos das flores através da destilação foi descoberto por um médico e químico iraniano de nome Avicenna, sendo esse o processo mais utilizado até hoje por perfumistas. O perfume moderno foi criado em 1370 na Hungria, a pedido da Rainha Elizabeth, a água da Hungria o qual ficou conhecido por toda a Europa, sendo este o resultado da mistura de óleos aromatizados em solução de álcool.
Um bom perfume pode deixar marcas para o resto da vida. Alguém pode lembrar-se de você, anos e anos depois, apenas pelo cheiro que você tenha deixado...
Além disso, lembre-se de que: na hora "H" vão-se as roupas, sapatos, bolsas, meias e o que fica? O seu perfume!

BEM VINDOS

Olá meu nome é Patricia e criei este blog destinado a todas as pessoas que como eu adoram perfume e tenham interesse em saber mais sobre o assunto.

Aqui postaremos, discutiremos e dividiremos conhecimentos e informações sobre tudo que estiver relacionado ao mundo dos perfumes.

Espero que gostem e que seja util a todos as informações aqui postadas.

Sejam todos bem vindos.